Sugestões

Aproveitando a estadia em Alvarenga, queremos deixar-lhe algumas sugestões de visita a este território para melhor usufruir desta experiência. Arouca é sinónimo de Natureza e aqui poderá encontrar alguns dos lugares mais bonitos de Portugal. Seja a fazer um passeio pela Serra da Freita, a percorrer os nossos passadiços ou cruzar a distinta Ponte 516 Arouca, temos a certeza que irá viver momentos inesquecíveis.

Experiências

Passadiços do Paiva e Ponte 516 Arouca

Apenas a 10 minutos de carro da Casa do Soutinho, temos os famosos Passadiços do Paiva, um percurso construído em madeira com cerca de 8km de extensão, infraestrutura premiada internacionalmente e considerada por diversas vezes como melhor atração de turismo de aventura e recentemente como melhor atração turística da Europa!

Foi na envolvente dos Passadiços do Paiva, junto à cascata das Aguieiras, que nasceu a 516 Arouca, mais uma obra singular que faz da região uma referência global. Aquela que é uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo liga as duas margens (Alvarenga e Canelas), 175 metros acima do rio Paiva.

Venha observar uma natureza ímpar e viver uma experiência inesquecível.

Desportos de Aventura

Rafting

Caso a sua estadia seja entre os meses de outubro e maio, não perca a oportunidade de fazer Rafting no melhor rio português, o Rio Paiva, referência internacional para a prática desta atividade. O percurso de Rafting é escolhido em função do caudal do rio e do perfil do cliente. Uma experiência com muita adrenalina e animação, em que, o convívio e boa disposição são garantidos.

Canyoning

Caso a sua estadia seja entre maio e setembro, propomos explorar de perto as cascatas e linhas de água encaixadas, percorrendo piscinas naturais, desníveis e quedas de água. É o que o canyoning proporciona, descer o rio com cordas, num percurso de rara beleza que ficará gravado na sua memória!

Venha aliar adrenalina e emoção em águas refrescantes durante os dias quentes de verão!

Serra da Freita

A sua magia, o seu encantamento fácil, o ar de paraíso perdido que vai deixando transparecer a quem nela se embrenha, fazem da «Serra da Freita» um dos pontos de passagem e paragem obrigatórias do Arouca Geopark.

Uma visita à Casa das Pedras Parideiras, passando pela Panorâmica do Detrelo da Malhada e a visita ao miradouro da Frecha da Mizarela, são alguns dos locais que devem contemplar no seu roteiro.

Cultura

Centro Histórico de Arouca

Arouca tem um riquíssimo património histórico. No centro histórico desta vila, visite o Mosteiro e o seu Museu de Arte Sacra, a Capela da Misericórdia, a Praça Brandão de Vasconcelos e o Calvário, e sinta-se a viajar até aos tempos medievais.

Gastronomia

Gastronomia típica

Inclua na sua estadia experiências gastronómicas que o vão deixar com vontade de cá voltar…

Não perca a oportunidade de se deliciar com a tão famosa carne arouquesa, o ex-libris da gastronomia da nossa região. São obrigatórios os pratos típicos, que vão desde o famoso Bife de Alvarenga, à Posta Arouquesa, à Vitela Arouquesa assada no forno.

Para adoçar o seu bico perca-se na vasta oferta de Doçaria Conventual que Arouca tem para lhe oferecer.

A CONVENTUAIS, por Jorge Bastos, surgiu da vontade de fazer chegar a Doçaria Conventual de Arouca ao Mundo!

“Do convento, de Arouca, de Portugal… para o Mundo!”

É uma empresa constituída por uma equipa dinâmica, com história na Doçaria Conventual de Arouca, que pretende manter viva e genuína esta herança, pela preservação das suas receitas e todo o processo produtivo.

Jorge Bastos vem de uma família com 3 gerações (tia bisavó, avó, pai/mãe) dedicadas à Doçaria Conventual de Arouca.

As receitas foram passadas de geração em geração, tendo adquirido o “saber fazer” desta tão nobre doçaria pela observação das mãos do seu pai e avó.

O principal ponto de venda encontra-se no coração do centro histórico de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos, sendo a produção realizada na avenida Reinaldo Noronha, mesmo ao lado do Hotel S. Pedro.

Esta equipa promove, de forma orgulhosa, a herança do nosso Mosteiro, numa história de Família!

E para terminar em pleno, não vá embora sem degustar a famosa PINGUÇA, com os seus diversos sabores.

Os licores PINGUÇA, genuinamente portugueses, querem contribuir para a imagem de um Portugal mais “irreverente” através de um design “cosmopolita”. Saíram de um livro muito antigo, repleto de receitas de licores e da vontade de dois jovens arquitetos em dinamizar a agricultura local.

O Projeto foi criado em novembro de 2012 pelos arquitetos Pedro Noronha Dias e Filipa Casaca, que com muita imaginação, característica própria da profissão que escolheram, propuseram-se a “reinterpretar antigas receitas de licores, aliando um design claro e minimalista nas garrafas capaz de exportar a imagem do que de novo se faz por este Portugal repleto de ideias criativas…”

Apesar de ainda estar a dar os primeiros passos, os licores Pinguça ambicionam alterar a forma como se vê a produção nacional e mostrar que se pode aliar receitas antigas fornecidas pela mão da “Avó Micas” e produtos portugueses produzindo licores “Made in Portugal”.

Diferenciam-se de outras marcas de licores pelo design da garrafa, pala reinterpretação de receitas antigas de família e pelo pequeno impulso que pretendem dar à agricultura local, nomeadamente em algumas aldeias do concelho de Arouca – Alvarenga e Bouceguedim- de onde provêm os ingredientes para este “elixir” que se pretende de sucesso.

Todo este processo de produção dos licores teve início numa cozinha regional pequena e simples. Não obstante o pouco espaço disponível, aí habitavam as cubas encostadas aos cantos onde se reservavam os frutos e as especiarias mergulhadas em aguardente durante o tempo de “infusão”; o fogão onde as grandes e toscas panelas deixavam ferver o açúcar e água até estar “no ponto” e a mesa onde se processava o engarrafamento feito com a ajuda dos amigos que ali se encontravam para grandes reuniões de apoio e incentivo.

Os licores PINGUÇA podem servir de aperitivo, de brinde para momentos especiais da vida, ou ainda como uma agradável companhia numa longa noite de convívio e conversa de amigos. Apresentam-se já disponíveis os sabores “Avó Micas”, Bosque e Cacau. Apesar dos jovens impulsionadores deste projeto terem a marca no início da sua jornada, contam já com presença assídua em algumas feiras de produtos nacionais, procuram parceiros de referência enquanto pontos de venda em cada uma das cidades portuguesas.

www.pinguca.pt
orders@pinguca.pt

Destilaria Eduardo Noronha Dias
Lugar de Miudal, sn
4540-037 Alvarenga Arouca